HISTÓRICO

1)    
Localizado no 2º distrito do Município de Cachoeiras de Macacu, o colégio iniciou-se como Grupo Escolar Lara Vilela, com apenas 03 salas de aula. Em decorrência da imigração japonesa nos anos 60, houve necessidade da ampliação do espaço escolar. No ano 1966 foram inauguradas 15 salas de aula, divididas em dois blocos e que atendiam apenas alunos do primário, além da secretaria e gabinete de direção.
A origem do nome E. E. Sol Nascente foi uma homenagem à Colônia Japonesa, que muito contribuiu para a economia local. Exercer o magistério logo se tornou um grande desafio para nossos educadores, já que a maior dificuldade era língua. Uma das metodologias bem sucedidas foi o uso da música como recurso pedagógico (cantigas de roda). Houve um verdadeiro intercâmbio cultural, pois os japoneses também ensinavam suas cantigas.
Com o passar dos anos, devido à necessidade de os alunos darem continuidade aos estudos, foi criado o Ginásio Comercial de Papucaia mantido pela CENEC e assumido posteriormente pelo Estado, de acordo com a Lei nº 5692/71 com o 2º segmento do 1º grau. Em 1985 foi autorizado e criado o Curso de Formação de Professores e a escola foi renomeada: Colégio Estadual Sol Nascente. Devido ao aumento dos cursos e o grande números de alunos, em 1987, construiu-se um prédio pré-moldado com 10 salas de aula, anexo ao colégio, muito conhecido como Lelezinho. Em 1996, foi implantado também o Curso de Formação Geral.