29 de março de 2012

O COLÉGIO SOB NOVA DIREÇÃO





Nesta terça-feira, dia 27/03 os funcionários do Colégio Estadual Sol Nascente foram presenteados com nova Direção.  Apesar de já contarem com as presenças sempre firmes e marcantes de Andrelina e Glauce  o colégio pode contar também com a competência de Marlene Coelho Soares para compor este quadro como Diretora Geral.
 
Agradecemos ao nosso amigo de sempre Rodolfo Monte pela sua doação em prol de uma educação de qualidade.
 
Seja muito bem vinda Marlene!

"Para o sucesso, atitude é igualmente tão importante quanto capacidade."
(Harry F. Banks)

CARTA ABERTA

 Carta aberta à comunidade escolar do C. E. Sol Nascente


Papucia, 27 de março de 2012.


        Nós, alunos, pais, funcionários e demais membros da comunidade escolar do Colégio Estadual Sol Nascente, vimos solicitar ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação, que se realize uma intervenção imediata no prédio denominado "Lelezinho", anexo ao referido colégio, visto encontrar-se em precário estado de conservação, produzindo riscos aos alunos e profissionais da educação e gerando, por falta de condições apropriadas de estudo, baixo índice de aprendizagem.
        Em dias de forte calor, a sensação térmica no referido espaço escolar chega aos 50 graus.  As salas de aula do colégio ainda não foram climatizadas, em virtude de a rede elétrica bem como a estrutura física não suportarem tal instalação, segundo os órgãos responsáveis que compareceram ao colégio para avaliação do prédio.
        Em dias de chuva, as salas de aula são inundadas, causando, inclusive, riscos de choque elétrico, fora o transtorno de os alunos estudarem em poças de água, sob goteiras, no interior das salas.
        A cobertura do prédio encontra-se totalmente avariada, com sinais evidentes de deteriorização e ruptura das placas.  Além disso, as vigas que unem e sustentam as paredes estão soltando.
        Tantos aspectos negativos produzem um ambiente escolar altamente insatisfatório e inadequado, contribuindo efetivamente para a geração de baixo desempenho na aprendizagem por parte dos alunos, conforme demonstram índices apontados de IDEB.
        Todos os que atuam nesse espaço já compreenderam que estão submetidos diariamente a graves riscos, que podem compremeter a segurança e a integridade de alunos e funcionários.  E então?  Será necessária um tragédia para que providências sejam tomadas?
        É fundamental que os gestores da educação pública em nosso estado compreendam, enfim, que gastos com educação são necessários.  Não são despesas, pelo contrário, representam investimento.



 


FOTO DO TELHADO





FOTO DO TELHADO - VISTA LATERAL





FOTOS DO TELHADO















FOTO DO CORREDOR




FOTOS DO TELHADO











28 de março de 2012

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO JÁ CHEGOU AO SOL


PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

                                                                                                          
         

O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e no âmbito da SEEDUC RJ, tem por finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem através da ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens na escola.  Desta forma, a carga horária será ampliada durante o ano letivo, onde serão ministradas atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e artes, esporte e lazer, cultura digital, educação econômica, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, práticas de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável entre outras atividades.

26 de março de 2012

GRADUAÇÃO PARA PROFESSORES

                                                                 
Até o dia 08/04 a Plataforma Freire está com inscrições abertas para a formação inicial do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor).
Estão abertas vagas para os cursos de:

- Primeira licenciatura para docentes;
- Segunda licenciatura;
- Formação pedagógica.

Maiores informações no link: http://www.freire.mec.gov.br

Esta é uma ótima oportunidade para os docentes que pretendem cursar o ensino superior ou ingressarem na complementação pedagógica.

INSTITUTO PROMINAS

                                                                                                                              

O Instituto Prominas disponibiliza uma gama de cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação a distância.  No endereço http://www.ucamprominas.com.br/ estão disponíveis todas as informações necessárias.

Dicas do Instituto Prominas para estudar a distância:

" O aluno da educação a distância é o Gestor de seu próprio conhecimento, ele precisa ser curioso, buscar o novo, questionar, trocar informações, dar sugestões, interagir..."

Esta é uma ótima oportunidade para os docentes que estão a procura de especialização.

25 de março de 2012

PRODERJ

Essa é para quem não conhece !

Na página do Proderj é possível consultar e imprimir  a Declaração de Rendimentos, o último contracheque, consultar  processos, calendário de pagamento entre outros serviços destinados ao Servidor Público. 
O endereço da página é: http://www.proderj.gov.br/ e é preciso ter em mãos para acessar essas informações a senha do contracheque (disponibilizada só em alguns meses do ano) e ou o número do ID (Identidade Funcional). 

O ENTORNO DO SOL NASCENTE




Essa é para a comunidade !

A Agência de Desenvolvimento de Cachoeiras de Macacu está oferecendo vagas de emprego para:

- Pedreiro
- Armador
- Carpinteiro
- Servente/Ajudante de Obra

Os interessados deverão procurar a Agência de Desenvolvimento (ADECAM).  O endereço é Rua Oswaldo Aranha (ao lado da Prefeitura) a partir do dia 26/03.
Para maiores informações tel.: 2649.2528.


“Nossa sociedade está em processo de mudança e como em todo processo de mudança,
nos aponta dois caminhos: o da oportunidade e o do perigo...
Thereza Bordoni


22 de março de 2012

CONSÓRCIO CEDERJ

Até 24 de março, a Fundação Cecierj/Consórcio Cederj recebe inscrições para pedidos de isenção do pagamento da taxa de inscrição no Vestibular Cederj 2012.2 e para pré-inscrição no Sistema de Cotas. O Consórcio Cederj é formado por sete instituições públicas de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro: CEFET, UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, UNIRIO.
O Vestibular Cederj vai oferecer vagas para os cursos de Administração, Administração Pública, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em História, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Licenciatura em Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação e Tecnologia em Turismo.

Já para os Professores estão abertas as incrições para Cursos de Extensão.  Não fiquem fora dessa!

Maiores informações, acesse o site:http://www.cederj.edu.br

DIA DA ÁGUA

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Nesta quinta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial da Água. A data é uma ótima oportunidade para refletirmos sobre a utilização desse bem tão precioso em nossas vidas.
Em comemoração ao dia da água, o Professor Elias está desenvolvendo esta semana com seus alunos um trabalho sobre o uso consciente da água.

Estão sendo realizadas atividades relativas às ações individuais e coletivas que podemos estabelecer em nosso dia-a-dia para utilizarmos de forma responsável esse patrimônio.

Parabéns Professor Elias por essa iniciativa. Nós e o Planeta agradecemos

10 de março de 2012

CONCURSO CULTURAL :"VAMOS ELEGER UM NOME PARA NOSSA BIBLIOTECA"




Está sendo promovido um concurso cultural com os alunos para eleger um nome para a Biblioteca do Colégio.  As inscrições e os critérios de participação encontram-se disponíveis na Biblioteca. 
Os interessados podem entregar suas argumentações até 29/06.  A  premiação será  um belíssimo celular.

" O concurso cultural visa promover a interatividade na Biblioteca e o incentivo à leitura de obras de autores brasileiros."

Participem da escrita de mais uma página importante na vida de nosso Colégio.

8 de março de 2012

1ª SEMANA DE MOBILIZAÇÃO DE SAÚDE NA ESCOLA



            O Colégio Estadual Sol Nascente aderindo a 1ª Semana de Mobilização de Saúde na Escola, promove nesta sexta-feira (09/03), a distribuição de folders educativos na Biblioteca sobre os principais critérios básicos para uma alimentação saudável. 
            Os folders foram elaborados pela Nutricionista Jackeline Amaral, que também é funcionária do Colégio e enfatiza a importância de uma alimentação saudável.  “Estamos empenhados na contribuição pela formação de hábitos alimentares saudáveis.”
            Segundo o Ministro da Saúde Alexandre Padilha — A obesidade está relacionada com a alimentação e a atividade física. "Queremos discutir como a escola pode ajudar na busca de hábitos mais saudáveis".